27/08/2012

Bairros da zona Sul de Teresina: nomes e histórias curiosas

Entenda o que significa o nome dos bairros localizados na zona Norte de Teresina.

Mara Teles e Vanessa Mendonça

Mapa com os bairros da zona Sul (Foto:Google Maps)

Você acha estranho e não entende o que significa o nome dos bairros de Teresina? Um rápido passeio pelo mapa da cidade revela nomes curiosos, e que, muitas vezes, nem os próprios moradores conhecem a origem. Na matéria que segue, revelamos um pouco da história de alguns bairros da capital.

Redenção
Com certo tom pejorativo, a área passou a ser chamada de Redenção por causa das características em comum com a cidade da novela de rádio, Redenção, que fez muito sucesso.

Monte Castelo
Em 1966, a prefeitura comprou o terreno para construir o conjunto Ipase, destinado a ex-pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Itália durante a II Guerra Mundial e, em batalha, conquistaram Monte Castelo.

Tabuleta
Com a abertura da estrada para o Sul do Estado (BR-316, na época denominada Tancredo Neves), existia naquela área uma placa de madeira (tabuleta) que indicava ser ali um posto fiscal e a entrada da cidade. A região ficou então conhecida por Tabuleta.

Três Andares
A população passou a chamar a área de Três Andares por causa de suas características geológicas com subida em três etapas.

Piçarra e Areias
As áreas receberam estes nomes por causa das grandes jazidas dos minerais que deram seus nomes.

Macaúba
O bairro foi assim chamado porque lá havia grande concentração de macaúba, palmeira de fruto amarelo-pálido. Já foi conhecido também por Bairro dos Carvoeiros por causa dos habitantes que atuavam nos grandes depósitos de carvão vegetal na área.
 
Lourival Parente
Na área que pertencia ao empresário e professor piauiense Lourival Lira Parente foi instalado o loteamento Tabuleta. Com a morte do empresário, logo em seguida à implantação, o povo mudou o nome do local para Lourival Parente.

Saci
Em 1979, foi construído o conjunto habitacional Saci, da Cohab, em área vizinha à Saci S.A. Concreto Industrializado, empresa do Grupo Lourival Parente. Todo o bairro ficou assim conhecido.

Esplanada
O bairro está localizado na área da antiga faixa de terra chamada Porto Alegre. Em 1988, com o II Plano Estrutural de Teresina-PET, o bairro foi oficializado com o nome de Esplanada devido ao loteamento Parque das Esplanadas, o primeiro do local.

Promorar
Em 1982, através da Cohab, foi construído na área um dos maiores conjuntos habitacionais de Teresina, que recebeu o mesmo nome do programa do Governo Federal destinado à erradicação de favelas: Promorar.

IAPC
IAPC é um acrônimo para Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários, criado durante o Estado Novo, que tinha como objetivo principal financiar projetos de habitação popular nas grandes cidades.

Palitolândia
O líder comunitário conhecido como Palito foi um dos primeiros a liderar a ocupação da área na região Sul, sendo que uma das últimas áreas a serem ocupadas recebeu o nome em homenagem ao líder.