Portal do Governo do Estado do Piauí
Quinta, 23 de outubro de 2014.

03/09/2012 16:23

100% dos municípios aderem ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Bolsas de estudos, material didático, cursos de formação entre outros benefícios serão custeados pelo MEC através do PNAIC.

Ascom Seduc
100% dos municípios aderem ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Foto:Ascom Seduc)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, comemora a adesão de 100% dos municípios piauienses ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

Com a adesão de todo o Estado, o Piauí reafirma e amplia o compromisso estabelecido pelo Decreto nº 6.094/2007 de alfabetizar as crianças de escolas públicas rurais e urbanas até, no máximo, os oitos anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico.

O PNAIC é uma ação do Ministério da Educação direcionada a todos os municípios brasileiros e está previsto para iniciar em 2013. A proposta do MEC universalizará a política de alfabetização já implantada em 2012 pelo Governo do Piauí em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através do Programa Palavra de Criança, que atende hoje em cerca de 130 municípios no Estado inteiro.

“Ficamos imensamente satisfeitos por termos nos antecipado à proposta do Ministério da Educação, fortalecendo a rede pública municipal de ensino através do regime de colaboração entre Estado e municípios” afirma a Superintendente de Ensino da Seduc, Joara Ribeiro.

A adesão dos municípios foi estimulada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e feita pelo próprio município através do SIMEC (Sistema do Ministério da Educação).

Para o secretário da Educação, Átila Lira, esse é apenas o começo para novas conquistas. “Comemoramos os resultados alcançados no Ideb e o destaque nacional, mas agora o momento é de trabalho. Com a adesão de 100% dos municípios ao programa, estamos confiantes da melhora ainda mais significativa dos indicadores educacionais do Piauí”, destaca.

O PNAIC é pautado em ações de grande impacto sócio-educacional como:

I) Formação de orientadores de estudo e dos professores alfabetizadores em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES);

II) Concessão de bolsas de estudo para incentivar a participação dos orientadores de estudo e dos professores alfabetizadores nas atividades de formação;

III) Aplicação de avaliações externas do nível de alfabetização em Língua Portuguesa e em Matemática, para alunos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;

IV) Fornecimento de materiais didáticos, literários, jogos e tecnologias previstos na Portaria que institui o Pacto.