Portal do Governo do Estado do Piauí
Sábado, 19 de abril de 2014.

18/01/2012 13:11

Delegacia Virtual gera boletim de ocorrência online

O cidadão receberá uma notificação do órgão em seu e-mail e em até 24 horas.

Thamirys Viana
Lançamento da Delegacia Virtual (Foto:Regis Falcão)

Com o intuito de agilizar o atendimento prestado ao cidadão, a Secretaria da Segurança do Estado lançou na manhã desta quarta-feira (18), os serviços da Delegacia Virtual. Ao acessar o site http://dv.pc.pi.gov.br/, qualquer pessoa poderá efetuar denúncias referentes à perda de objetos e documentos, bem como o extravio destes últimos. O serviço foi desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e será monitorado diariamente por agentes da Polícia Civil e sua equipe de informática.

Segundo o secretário da Segurança, Raimundo Leite, o serviço trará mais comodidade para os piauienses, pois estes não precisarão sair de suas casas para reivindicar seus direitos. Além disso, a disponibilização do serviço online desafogará a demanda de serviços nas delegacias, visto que a expedição de boletins de ocorrência se configura como uma parte expressiva dos atendimentos.

“A expedição de boletins de ocorrência por perda ou extravio de documentos na capital representam 40% dos serviços prestados pela polícia. Enquanto que no interior esse número sobe para cerca de 60%”, enumera o delegado João Paulo de Lima, responsável pela implantação da Delegacia Virtual no Piauí.

Após registrar a ocorrência no site da Delegacia Virtual, o cidadão receberá uma notificação do órgão em seu e-mail e em até 24 horas a Polícia Civil dará um retorno ao solicitante, ponderando se o pedido procede ou não. Ao ser deferida a denúncia, a pessoa poderá imprimir o boletim de ocorrência em sua residência.

Thiago Siqueira, diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação ressalta que o cidadão será responsável pelas informações repassadas à polícia, as quais serão cruzadas com outros sistemas de informação. “Com isso, a Polícia terá uma maior segurança quanto às informações prestadas. Enquanto o cidadão, por sua vez, poderá visualizar o andamento do processo por meio do número do protocolo que é gerado no momento da denúncia”, explica. 

Projetos da Secretaria da Segurança para 2012

De acordo com o secretário da Segurança, Raimundo Leite, para 2012 o órgão pretende fortalecer as Delegacias Regionais do Estado, estruturar as companhias, bem como os núcleos de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar. “Estamos em conversação com o governador, pois o nosso principal objetivo para este ano será o combate ao tráfico de drogas no Piauí”, argumentou. Para o carnaval deste ano, o gestor relatou que será planejada uma ação de segurança que abarcará todo o território piauiense.