Portal do Governo do Estado do Piauí
Sexta, 25 de abril de 2014.

15/01/2012 14:17

Festival da uva celebra sucesso da fruticultura piauiense

Durante três dias, São João do Piauí se transforma na Capital da Uva.

Francisco Leal
Produção de uvas em São João do Piauí (Foto:Francisco Leal)

O 3º Festival da Uva de São João do Piauí, aberto na sexta-feira (13) pelo governador Wilson Martins se encerra neste domingo (13), na praça Honório Santos, - a maior praça pública do estado - que também sediou as edições anteriores do evento.

O festival foi criado pelo Governo do Estado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) como o objetivo de divulgar o projeto de fruticultura irrigada, com destaque para a uva, que está sendo implantado no assentamento Marrecas, na zona rural de São João do Piauí.

O assentamento também produz em escala comercial frutas como banana, melão, goiaba, mamão, entre outras, que abastecem municípios da região e lojas de supermercados de Teresina. “Nossa produção é variada, mas a uva é quem garante a visibilidade do assentamento Marrecas”, diz a produtora Maria de Lourdes Pereira de Sousa, a Lurdinha da Marrecas.

A experiência como cultivo de uva no assentamento começou com a criação de um parreiral de quatro hectares, cuja primeira colheita aconteceu em 2007. Hoje sete hectares cultivam a fruta nas variedades Itália melhorada e Benetac Brasil, doces e saborosas, com mercado garantido no próprio Piauí. 

O grande salto da fruticultura irrigada em São João do Piauí, no entanto, ainda vai acontecer. O Governo do Estado e a Codevasf, com recursos do Programa de  Aceleração do Crescimento (PAC), vão bancar a implantação de mais mil hectares de área irrigada, a maior parte dela para a produção de uva. “Como já sabemos que o cultivo da uva é viável no sertão do Piauí, vamos montar uma estruturação para produzir em escala comercial e industrial”, avalia o governador Wilson Martins.