Portal do Governo do Estado do Piauí
Segunda, 22 de dezembro de 2014.

18/01/2014 09:54

Governador visita obras da barragem de Tinguis

Quando concluída, a barragem será a maior da região Norte do estado. As obras já têm mais de 50% de execução.

Glenda Uchôa
Governador visita construção da Barragem de Tiguis em Brasileiras (Foto:Paulo Barros)

O governador Wilson Martins visitou, na tarde dessa sexta-feira (17), as obras de construção da barragem de Tinguis, localizada entre os municípios de Piracuruca, Brasileira, Batalha e Piripiri. Quando concluída, a barragem, que já tem 55% de suas obras executadas, será a maior da região Norte do estado.

Segundo Aristeu Lopes, engenheiro responsável pela obra, a barragem terá capacidade para armazenar 295 milhões de metros cúbicos de água. “Essa é uma obra de grande porte. Nessa etapa, estamos finalizando os aterros. Quando concluída, a parede terá 5 quilômetros de extensão e poderemos armazenar 295 milhões de metros cúbicos de água”, explica.

O governador Wilson Martins destaca a relevância da obra. “Estou maravilhado com a grandiosidade do projeto. Essa é uma importante obra hídrica, que se soma a várias outras que estamos executando por todo o estado. Com a barragem de Tinguis, no rio Matos, beneficiaremos a produção agrícola através de projetos de irrigação”, disse.

Ao total, serão investidos cerca de R$ 100milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), liberados através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), custeia o orçamento de 10% da obra.

“Já foram aplicados R$45 milhões na obra e estamos esperando receber outro repasse do Governo Federal. A meta é concluir todo o projeto o mais rápido possível”, esclarece o diretor do Idepi, Elizeu Aguiar.