Portal do Governo do Estado do Piauí
Domingo, 21 de dezembro de 2014.

07/11/2011 17:11

Representantes da OMS discutem com governador "Vida no Trânsito"

Através do projeto "Vida no Trânsito" são realizadas ações de prevenção a acidentes e fiscalização de irregularidades.

Vanessa Mendonça
Reunião OPAS. (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)

O governador Wilson Martins recebeu na tarde desta segunda-feira (7), em seu gabinete, representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para discutir ações voltadas para a paz no trânsito. O grupo veio a Teresina conhecer o trabalho realizado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Teresina no projeto Vida no Trânsito, que é executado em 10 países.

No âmbito do Governo do Estado, o projeto conta com a participação do Departamento Estadual de Trânsito e da Companhia de Trânsito, da Polícia Militar. Através do Vida no Trânsito são realizadas ações de prevenção a acidentes no trânsito e fiscalização de irregularidades.

Durante o encontro, o governador Wilson Martins lembrou que o Estado do Piauí aderiu ao compromisso nacional Pacto Pela Vida, voltado para a redução de acidentes de trânsito, e destacou o esforço que o Governo do Estado tem feito para ampliar o número de condutores e veículos que transitam no Estado em situação regular. “Também temos feito um trabalho intenso de combate às drogas, o que inclui o uso de álcool, um dos principais fatores causadores de acidentes no trânsito atualmente”, comentou o governador.

O projeto Vida no Trânsito é coordenado internacionalmente pela OMS e executado em 10 países – nas Américas, além do Brasil, apenas o México faz parte dele. O queniano Meleckidzedeck Khayesi, representante da OMS, afirmou que no caso do Brasil, chamam a atenção das autoridades de saúde os índices de mortalidade no trânsito e os motivos que levam a eles, como a combinação de direção com álcool e/ou alta velocidade.

Otaliba Libânio, diretor do Departamento de Análise de Saúde do Ministério da Saúde, entregou ao governador Wilson Martins um relatório sobre a execução do projeto Vida no Trânsito em Teresina. “Trata-se de um perfil das ações que temos efetivado desde outubro de 2010, os primeiros resultados. O importante desse projeto é a sustentabilidade, sua continuidade”, destacou.

Além de Teresina, representante do Nordeste, o grupo visitará Belo Horizonte, Palmas, Campo Grande e Curitiba.