Portal do Governo do Estado do Piauí
Quarta, 26 de novembro de 2014.

13/11/2013 09:15

SUS modifica marcação de consultas no Ceir para pacientes do interior

As marcações no Ceir para pacientes do interior do Piauí passam a ser feitas diretamente pelas secretarias municipais de Saúde.

Thaís Araújo
Sede do Centro Integrado de Reabilitação (Foto:Ascom Ceir)

Quem mora nas cidades do interior do Piauí e faz tratamento no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) deve estar atento. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, que gerencia o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, alterou as normas para o agendamento de consultas médicas especializadas para pacientes que moram fora da capital.

A mudança já está em vigor e, com isso, as marcações no Ceir para pacientes que moram nas cidades do interior do Piauí passam a ser feitas diretamente pelas respectivas secretarias municipais de Saúde, através do sistema on-line do SUS. O mesmo procedimento já é adotado nos casos de triagem para a entrada de novos pacientes e na realização dos exames no Centro de Diagnóstico do Ceir.

“Antes, o próprio Ceir confirmava com o paciente, através de telefonemas, os horários e datas do procedimento agendado. Agora, eles terão que ir, antecipadamente, até a secretaria municipal de saúde da sua cidade para que as datas sejam confirmadas no sistema do SUS”, explica Bruna Lustosa, coordenadora do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do Ceir. Ela lembra que a mudança vale apenas para aqueles que já fazem tratamento de reabilitação física.

Somente no primeiro semestre deste ano, o Ceir atendeu 3.500 pacientes que moram em cidades do interior do Piauí. Parnaíba, Floriano, Picos, Altos e Campo Maior, respectivamente, foram os cinco municípios com o maior número de usuários atendidos no Ceir durante o período.

O Centro oferece consultas médicas com especialistas nas áreas de cardiologia, dermatologia, neurologia adulto, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia e pediatria.

Mais informações sobre as mudanças no sistema de marcação de consultas para pacientes que moram no interior do Piauí podem ser obtidas pelo telefone (86) 3198-1500 ou através do email same@ceir.org.br.

Veja como as secretarias de saúde dos municípios farão os agendamentos:

1º passo: A marcação deve ser realizada através do sistema on-line do SUS (https://gestorsaude.teresina.pi.gov.br);
2º passo: Movimento;
3º passo: Agendamento;
4º passo: Nome do procedimento – preencher conforme encaminhamento do SUS no item especialidade e fazer a busca;
5º passo: Selecionar a especialidade solicitada pelo médico do CEIR;
6º passo: Após a pesquisa de vagas, o sistema irá informar o nome do profissional, o dia e o horário da consulta no Ceir.