Portal do Governo do Estado do Piauí
Sexta, 28 de novembro de 2014.

27/05/2013 14:28

Cursos do Pronatec Copa estão com inscrições abertas

O programa oferece cursos com o objetivo de preparar trabalhadores brasileiros para atender com qualidade e competência aos visitantes.

Renée Marie
Pronatec Copa (Foto:Ascom Setur)

A Secretaria do Turismo do Piauí lançou, na última sexta-feira (24), o Pronatec Copa, em Parnaíba. O evento aconteceu no auditório do Senac, entidade que é responsável por ministrar os cursos e reuniu estudantes, trade e empresários dos municípios litorâneos.

Segundo o gerente da Setur, Edson Correia, o Pronatec Copa é um programa oferecido pelo Governo Federal com objetivo de preparar trabalhadores brasileiros para atender com qualidade e competência aos visitantes. "Esse programa tem como objetivo oferecer cursos na área do turismo, para preparar o trade para receber os visitantes durante a Copa de 2014. São oferecidos cursos através do Senac totalmente gratuitos, e cabe à Secretaria do Turismo do Estado e a Secretaria Turismo do município de Parnaíba, divulgar e fazer as inscrições através do site do MEC", explica.

Segundo o diretor do Senac, Francisco Dias, há disponibilidade da instituição ofertar 13 cursos na área do turismo para os municípios do litoral através do Pronatec. “Temos 13 cursos de qualificação e 709 vagas para oferecer no litoral do Piauí entre eles, recepcionista, espanhol básico, organização de eventos, monitor de recreação, inglês básico e intermediário, garçom, auxiliar de cozinha, camareira e outros", disse.

Para participar dos cursos oferecidos pelo Pronatec Copa é preciso que o candidato tenha mais de 18 anos e morar próximo aos 120 destinos incluídos na Copa. Edson Correia explica ainda, que o aluno do Pronatec Copa recebe vários incentivos para fazer o curso. "O aluno do Pronatec Copa recebe todo material do curso, uma assistência estudantil para pagar o transporte e alimentação, seguro e terão professores com a qualidade do Senac", afirma.

O Pronatec Copa compreende cursos de formação inicial e continuada para quem já trabalha com turismo e também para quem pretende se profissionalizar no setor. Os cursos oferecidos estão relacionados aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento, inglês, espanhol e interação.

As inscrições para o Pronatec podem ser feitas no mês de junho, no site do Senac, através da Secretaria do Turismo de Parnaíba ou no endereço: pronatec.mec.gov.br/inscricao.