10 Setembro, 2019 13:25

Curso Interdisciplinar sobre Estudos de Gênero da Uespi discute as Fontes para a Pesquisa de Gênero

A aula será ministrada pela professora Ana Karoline de Freitas

O Grupo de Pesquisa em História, Cultura e Gênero (Grupehcge) realiza, neste sábado (14), às 8h, mais uma aula do Curso Interdisciplinar Sobre Teoria e Metodologia dos Estudos de Gênero: Educação, História e Sociedade, no auditório do Palácio do Pirajá, campus Poeta Torquato Neto – Teresina. A aula será ministrada pela professora Ana Karoline de Freitas, com a temática “Fontes para a Pesquisa de Gênero”.

Egressa do curso de História da Uespi, a professora Ana Karoline de Freitas disse que em sua palestra serão abordados assuntos relacionados aos estudos de gênero na produção historiográfica a partir das possibilidades de fontes relacionadas aos temas “mulheres e masculinidades”.  Além disso, outra questão discutida será como o campo e as pesquisas de gênero se constituíram no Piauí e as fontes utilizadas nas produções dessas pesquisas.

“A importância dessa abordagem está relacionada com as possibilidades de pesquisas de gênero para os alunos, oferecendo possibilidades de fontes diversas para a produção de futuros projetos. Dessa maneira, desenvolvendo os estudos de gênero na academia e nas pesquisas de história”, destaca.

Segundo a professora Joseanne Marinho, o curso visa discutir questões na academia, fazendo com que os participantes debatam e intervenham nos espaços sociais que estão além da universidade. “A ideia do projeto é oportunizar uma discussão teórico-metodológica sobre como pesquisadores que trabalham com o campo de Gênero e professores de ensino básico, podem ter acesso às vozes femininas através de fontes como jornais, literatura e cinema”, explica.

Curso Interdisciplinar Sobre Teoria e Metodologia dos Estudos de Gênero: Educação, História e Sociedade

Idealizado pela professora Joseanne Marinho, docente de História da Uespi, o projeto da Prex/Pibeu tem como proposta promover o estudo da produção acadêmica de Gênero na Uespi, através de aulas, por meio de debates e discussões entre professores e alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado, bem com toda a comunidade acadêmica. Aberta ao público, as aulas acontecem semanalmente ou quinzenalmente e conta com certificados para os participantes. O projeto é vinculado ao Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (Nupidh), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Autoria: Arnaldo Alves
Tags: