11 Setembro, 2019 16:26

Seplan avalia impacto de grandes empreendimentos nos Territórios

Edu Batista
(Edu Batista)

Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) participaram de reunião do grupo de trabalho da Romaria da Terra, realizada na manhã desta quarta-feira (11), na sede da vice-governadoria. A reunião teve por objetivo dar encaminhamento às solicitações das comunidades impactadas pelos grandes projetos, como a mineração, a Transnordestina, e as energias solar e eólica.

O assessor técnico da Seplan, Eduardo Batista, explica que durante as visitas realizadas nas Rotas 1 e 2, o grupo de trabalho da Romaria da Terra ouviu os moradores das comunidades impactadas. “Os problemas que demandam mais atenção são referentes às áreas ambientais e fundiárias, por isso, a importância de reunir todos os órgãos diretamente envolvidos”, diz Eduardo.

Participaram da reunião a vice-governadora, Regina Sousa, representantes das secretarias do Planejamento (Seplan), Governo (Segov), Meio Ambiente (Semar), Agricultura Familiar (SAF), Mineração (Semimper), Assistência Social e Trabalho (Sasc), Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Coordenadoria da Mulher, Cáritas, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil /Piauí (CNBB-PI).

Na reunião, ficaram definidas a participação de representantes de todos os órgãos envolvidos já nas próximas rotas, o encaminhamento das solicitações das comunidades visitadas para os órgãos responsáveis e a realização de um seminário abordando os impactos dos grandes projetos nos Territórios.

Autoria: Fábia Adriana Viiera