13 Agosto, 2019 14:45

Sejus entrega certificados profissionais a reeducandos da Irmão Guido

O curso de Microempreendedor Individual é ofertado pelo Pronatec

Ramiro Pena
(Ramiro Pena)

Reeducandos da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, receberam, nesta terça (13), os certificados de conclusão do curso de microempreendedor individual, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e realizado pela Secretaria de Justiça, em parceria com a Secretaria de Educação do Piauí.

A solenidade foi realizada na unidade penal e contou com a presença do Secretário de Justiça, Carlos Edilson, da coordenadora do Pronatec, Adriana Moura, servidores da SEJUS, agentes penitenciários e reeducandos.

Carlos Edilson parabenizou os internos pelo interesse em adquirir conhecimento. “É dever do Estado oportunizar o trabalho e a educação, e esse é o objetivo da nossa gestão. Esses certificados trarão bons frutos, tanto na sistemática processual, como na capacitação, para quando os internos deixarem o sistema. Esperamos que continuem com esse espírito de mudança e vontade de aprender”, disse.

O reeducando Joílson Ribeiro dos Santos é um dos concludentes do curso de Microempreendedor Individual. Ele conta que os conhecimentos adquiridos serão de grande valia para o seu futuro. “Esse curso mostra para a sociedade que estamos sendo ressocializados e tendo a oportunidade de nos qualificarmos para o mercado de trabalho. Aqui, aprendemos a análise de mercado e possíveis oportunidades de negócio”, afirma.

Ressocialização e trabalho

A ressocialização no sistema prisional do Piauí é um dos pilares da atual gestão. De 2015 a 2019, mais de 1200 detentos realizaram cursos profissionalizantes nos estabelecimentos prisionais do Piauí, gerando mais perspectivas para a população carcerária.

Tags: