11 Setembro, 2019 10:30

Moradores da zona rural de União participam de ação social realizada pela ADH

As famílias foram contempladas com moradias do Programa Nacional de Habitação Rural.

Ascom CCom
Ação social em comunidade rural de União (Ascom CCom)

Os moradores das localidades Divinópolis, Bela-Fonte, Volta dos Cadetes, Centro dos Limas, Zundão da Binha, São Bernardo e Zundão dos Camilos, na zona rural do município de União, participaram de ação social da ADH realizada  nessa  terça-feira (10). As famílias foram contempladas com moradias do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), executado pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) naquele município.

 O evento  contou com a presença da diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso; do diretor de Habitação da ADH, João Filho; da liderança comunitária José Wilson, do construtor ABI, dos palestrantes Minervina Castro Ferreira (enfermeira ) e José Gomes Carvalho (engenheiro agrônomo).  As assistentes sociais da ADH Nelimária Crisanto, Lilia Ruth e Fátima Abreu conduziram os trabalhos.

Na programação, palestras sobre educação ambiental, orçamento familiar, serviços de saúde oferecidos no município e a correta utilização do imóvel. A ADH está executando dois projetos do PNHR em União, o que corresponde a 62 moradias . “Estamos com 10 casas prontas, nove com mais de 90% da obra concluída  e 43 casas para serem construídas . Porém, tão importante quanto as obras, estamos promovendo a transformação social com a construção de novas moradias dignas na zona rural, isto chama-se qualidade de vida, cidadania para as famílias piauienses", declara Gilvana Gayoso.

O  agricultor Antônio Francisco Rodrigues, da comunidade Bela-Fonte, é o mais novo proprietário de uma moradia construída pela ADH. “Fiz questão de participar desse evento.  A minha casa nova representa mudança de vida. Devo muito a todos que lutam para entregar essas casas”, disse o morador, ao receber uma muda de planta, ao final das atividades.

Na opinião do  diretor de Habitação da ADH, para combater o déficit habitacional é indispensável o envolvimento de todos os governos: municipal, estadual e federal. "Temos encontrado enormes dificuldades de financiamentos, os recursos estão cada vez mais escassos para a produção de moradia no país, mas estamos na expectativa de aprovação de novos projetos para a zona rural”, declara João Filho.

Autoria: Rita Lúcia

Tags: