02 Agosto, 2019 17:07

José de Freitas recebe ação da ADH

Técnicos da ADH realizam Ação de Regularização Fundiária Urbana e visitam obras no município de José de Freitas.

Uma equipe de técnicos da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) realiza, nesta sexta-feira (2), uma Ação de Regularização Fundiária Urbana no município de José de Freitas. Trata-se da entrega de contratos de aquisição dos imóveis que integram o Conjunto Padre Tarcísio, projeto habitacional de interesse social executado com recursos do Programa Semeando Moradia, onde foram beneficiadas 30 famílias de baixa renda.

O Conjunto Padre Tarcísio fica localizado no entorno da Barragem do Bezerra e permaneceu na informalidade jurídica desde a sua construção, no ano de 2008. O processo de regularização das ocupações informais das áreas do entorno da Barragem do Bezerro, foi iniciado no ano de 2016, através da Emgerpi - órgão que antecedeu a ADH-PI na gestão dos conjuntos habitacionais construídos pelo Governo do Estado.

“Estamos concluindo esse processo, com a entrega dos contratos de aquisição das unidades habitacionais para essas famílias, que passam a gozar da segurança jurídica sobre suas moradias”, declara a diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso.

A entrega solene dos contratos de aquisição, aconteceu no Centro Comunitário do Bairro São Sebastião, às 10h, e contou com a participação da diretora geral da ADH,Gilvana Gayoso, do diretor de Habitação João Filho, da diretora de Regularização Fundiária, Ana Lúcia Gonçalves e das famílias beneficiárias.

Segundo a diretora Ana Lúcia, além da regularização do Conjunto Padre Tarcísio, a ADH protocoliza o pedido de aprovação do projeto de loteamento (parcelamento do solo) da área de localização dos 24 lotes que foram destinados/entregues para as famílias que foram removidas para fração da Gleba denominada Marmelada por ocasião da construção da Barragem do Bezerro.

“Após a aprovação do projeto de loteamento pelo órgão municipal competente - Secretaria Municipal de Infraestrutura, serão entregues aos beneficiários dos 24 (vinte e quatro) lotes os Termos de Legitimação de Posse - instrumento de regularização fundiária previsto na Lei 13.645/17 – REURB”, explica a diretora de Regularização Fundiária.

Pavimentação
A equipe da ADH também visitou as obras de pavimentação poliédrica das ruas Carteiro Arimatéia e Antonio Jurema. É mais um projeto de melhoria de infraestrutura urbana que a ADH-PI está executando em José de Freitas e está beneficiando cerca de 80 famílias no bairro Matadouro . “Estamos trazendo mais dignidade e mais conforto para as famílias piauienses”, disse Gilvana Gayoso, ao lado da moradora Maria José, residente na Rua Antonio Jurema, naquele município.

Para o morador Leonardo da Silva Anunciação, a obra de pavimentação trouxe alegria para as famílias, pois essa rua é uma importante via de acesso a outros bairros(mobilidade urbana). “Isso aqui é uma benção. É uma grande satisfação a construção desse calçamento na nossa rua, no nosso bairro, pois a poeira e a lama eram demais nessa área”, afirma ele.

Autoria: Rita Lúcia