Portal do Governo do Estado do Piauí
Domingo, 19 de fevereiro de 2017.

Piauí. Nova realidade. Novos sonhos.

Atualmente, os indicadores sociais do Piauí indicam uma grande evolução. Hoje, conseguimos viver 3, 1 anos a mais do que vivíamos em 2002. E olhe que, no mesmo período, a expectativa de vida no Brasil cresceu apenas 2 anos. A mortalidade infantil diminuiu mais de 7%. O que é 21% menos do que o restante do país. E a taxa de anafalbetismo no estado teve uma redução de mais de 5%. Tudo representa a melhoria que foi obtida na saúde da população e nas condições de provimento de alimentação, habitação e acesso a água potável.

Agora, o Governo do Piauí está aprofundando as mudanças, investindo principalmente na formação de profissionais capazes de intervir no efetivo desenvolvimento do estado, qualificando cidadãos para produzir mais riquezas e, ao mesmo tempo, amplificar as relações sociais onde proliferem a paz, a solidariedade e o respeito mútuo.

Nada disso seria possível sem os avanços institucionais de garantia da cidadania que foram implantados e que estamos ampliando ainda mais. O cidadão piauiense, hoje, pode contar com uma ampla rede de proteção e afirmação dos seus direitos. A cada dia, criamos novos instrumentos e espaços, além do incremento dos já existentes, para que o cidadão possa fazer-se plenamente respeitado, seja na sua condição universal de ser humano, seja naqueles valores da susa condição especial de cidadão piauiense. Pincipalmente, no que diz ao acesso às oportunidades para prover a si a sua família dignamente, honestamente, feliz e em paz.